Destacamento Federal de Porto Índio


HISTÓRICO DO DESTACAMENTO FEDERAL DE PORTO INDIO

 

A ilha Ínsua é formada pelo Rio Paraguai a leste, pela lagoa Uberaba ao norte pelo canal ligando a Lagoa Uberaba ao rio Paraguai ao Rio Paraguai a nordeste e pelo canal Dom Pedro II a oeste. É uma ilha de terrenos enxutos e pantanosos, com elevações internas denominadas morraria Insua e morro Dom Pedro II

O nome Ínsua é uma variante de Ínsula. Nessa ilha fluvial, ao tempo de LUIZ DE ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES, 4º Capitão-General de Mato Grosso, foi organizado um ancoradouro e pouso de canoas que transitavam entre vila Maria (atual Cáceres), Forte de Coimbra e outras fundações portuguesas existentes ao sul da Província.

Foi dada a Ilha a denominação de Ínsua, em honra de LUIZ DE ALBUQUERQUE, pois Ínsua era o solar dos seus pais em Portugal, onde se conserva ainda guardado por seus dependentes, o arquivo da CASA DE ÍNSUA, repositório dos documentos do grande CAPITÃO-GENERAL, procedente de Mato Grosso.

Ínsua, nome e acidente geográfico, tem portanto, um passado histórico que recorda a passagem de LUIZ ALBUQUERQUE DE MELO PEREIRA E CÁCERES pelo Governo de Mato Grosso.

A ilha Ínsua passou à responsabilidade administrativa do 17º Batalhão de Fronteira em 1º de junho de 1979.

O destacamento de Porto Índio e Subdestacamento de Bela Vista do Norte são frações orgânicas do 17º Batalhão de Fronteira desdobradas no terreno, em cumprimento à missão básica da Unidade.

Como pequenas frações, localizadas em regiões distantes da sede do Batalhão, cumprem missão de relevo e são devidamente coordenadas e apoiadas pela OM através da Companhia de Comando e Apoio, e tem nas suas instalações; Quinze PNR, na qual um é utilizado como quartel e outro como hotel de trânsito, uma casa de Força, uma Garagem, uma Choupana, uma Estação de Tratamento de Água, uma Igreja, uma Escola, uma Pista de Pouso, uma Horta comunitária, um Curral e o Parquinho infantil.

Integrar o efetivo do Destacamento e Subdestacamento constitui motivo de orgulho para os graduados e soldados, enquanto que, para o 17º Batalhão de Fronteira, assinala e caracteriza o cumprimento da primeira e principal missão da Unidade.

 

OCUPAÇÃO, VIGILÂNCIA E RECONHECIMENTO DA FRONTEIRA.