PONTOS TURÍSTICOS E ATRAÇÕES

Conhecer, visitar, ou residir em Corumbá é desfrutar das belezas proporcionadas pelo maior potencial turístico do Estado: o pantanal – santuário ecológico do mundo.

A cidade é rica em pontos históricos e possui as atrações turísticas abaixo listadas: .

Casa do Artesão – Ocupa o prédio da antiga cadeia Pública, produz utensílios de couro, artesanatos variados em tecelagem, madeiras e ainda variados licores e curiosidades pantaneiras.

Casa de Massa Barro – Artesanato do pantanal, onde os as crianças são grandes artistas que transformam argila em pura arte.

Forte Coimbra –Mandado Construir em 1775 é considerado marco inicial da história do estado de Mato Grosso do Sul. Sedia a 3ª Cia Fron, subordinada ao Comando da 18ª Bda Inf Fron. Possui duas grutas naturais.

Forte Junqueira – Construído em 1871, após a guerra do Paraguai, com a finalidade de defender a cidade de Corumbá contra uma outra possível invasão dos castelhanos . Localiza-se no interior do 17º B. Fron.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária – Inaugurada em 1877, com solenidade do ritual romano pelo pregador e vigário da Vila Frei Mariano de Bagnaia..

Casa de Cultura Luiz de Albuquerque– Funciona em um prédio de dois andares, construído no início do século XX. Possui o museu do pantanal, biblioteca e salões onde realiza eventos culturais.

Ladeira Cunha e Cruz– Conhecida centenariamente como "Ladeira da Candelária", por ficar em frente a Igreja Matriz.. Foi palco do episódio da Retomada de Corumbá e recebe o nome do Cap Cunha e Cruz que foi morto naquele local.

Minas do Morro do Urucum – Situada a 30 Km da cidade, no maciço do Urucum,' acesso pela BR 262 e a 1.100 m acima do nível do mar.

Pesca esportiva – Várias agências de turismo operam na região oferecendo barcos motores, hotéis fazenda e demais estrutura para passeios e pesca no rio Paraguai e nos seus emaranhados 230.000 Km2 de canais de rio, lagoas, baias e corixos existentes no pantanal..

Pantanal – Não é em absoluto um pântano, e sim, o maior criadouro selvagem natural do continente. Verdadeiro santuário ecológico que abriga milhares de aves, peixes e uma grande variedade de animais e plantas em seus 230.000 Km2

Porto Geral – Sua construção e seu conjunto arquitetônico data do final do século XVIII. Inicio do século XIX. Foi no famoso "Casario do Porto" onde fervilhou o comércio através da via fluvial do rio Paraguai nos anos de 1870 a 1920.

Praça da Independência – Inaugurada em 24 de Dezembro de 1917. É um local agradável para passeios no centro da cidade.